quarta-feira, 15 de junho de 2016

Resenha do livro: Cidade dos Ossos de Cassandra Clare





Título Original: City Of Bones
Autor (a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 364
Gênero: Fantasia/Ficção/Sobrenatural/Suspense/Romance/Drama

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer.... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Clarissa Fray (Clary), uma adolescente comum de Nova York, vê sua vida mudar depois de testemunhar um assassinato incomum em uma boate, os assassinos são três adolescentes cobertos por tatuagens estranhas e armas mais estranhas ainda. Depois dessa noite a vida de Clary mudara completamente. Sua mãe será sequestrada por pessoas estranhas é ela irá ser atacada por um demônio e por ironia do destino ira ser salva por um dos supostos assassino da boate. Assim, Clary descobrir a existência do mundo das sombras, que é completamente desconhecido pelos humanos – porque somente quem tem a Visão, assim como ela, é capaz de vê-lo – e que nada do que ela viveu nos últimos quinze anos é verdade. Agora ela precisa descobrir onde sua mãe está para resgatá-la e descobrir quem ela realmente é.
Quando Clary vai para o instituto, lar dos caçadores de Sombras ela começa a descobri a verdade sobre o mundo em que vive, a existência de vampiros, fadas, lobisomens, demônios e caçadores de sombras. Os caçadores de sombras são uma raça de seres-humanos criada pelo anjo Raziel, então eles são metade anjo, metade humanos, cuja função é livrar o mundo dos demônios. Ela descobre que a mãe dela é uma Caçadora de Sombras e consequentemente ela também é.

Cidade dos Ossos, primeiro livro da Série Os Instrumentos Mortais é um livro maravilhoso, completamente cativante onde nós somos apresentados ao mundo das sombras, um mundo completamente novo, mas ao mesmo tempo se parece muito com o nosso mundo, e isso faz a gente se apega e se adaptar facilmente a ele porque tudo nele nos é familiar. Imagine se todas as histórias de terror e contos de fadas fossem verdadeiras? Seria, interessante. A Cassandra fez um mundo onde todas as histórias são verdadeiras. Não são apenas contos de fadas e histórias sobre vampiros e outros seres sobrenaturais é um mundo completo, onde existe vários povos, vários governos – a clave é a autoridade máxima no Mundo das Sombras, é formada por Caçadores de Sombras, ela quem decide os Acordos, e as punições aos que quebram a lei – e leis.

“O menino nunca mais chorou e nunca mais se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir e que ser amado é ser destruído”. 
Pág.190

A ideia de Cidades dos Ossos veio originalmente quando uma amiga de Cassandra a levou para ver uma loja de tatuagem e mostrou as pegadas no teto da loja que estavam cruzando e criando padrões, mas para Cassie “ Parecia uma batalha fabulosa e sobrenatural que havia sido travada por seres que tinham deixado suas pegadas para trás”. A partir daí ela teve a ideia de criar uma sociedade secreta de Caçadores de demônios cuja magia fosse baseada em um sistema de Marcas tatuadas – as runas – ela queria escrever algo que combinasse os elementos de uma fantasia tradicional, que todos conhecem e “ Reformulá-los através de uma lente moderna e urbana”, e foi assim que a Saga: Os Instrumentos Mortais teve início.

“As coisas mais terríveis que os homens fazem são em nome do amor” 
Pág. 103

A história é inteiramente narrada em terceira pessoa, com um narrador onisciente que sabe todos os pensamentos dos personagens, seguindo o padrão de escrita da autora, que eu já citei em outras ocasiões. O livro é dividido em vinte e três capítulos, separados entre três epígrafes. No início de cada epígrafe, há trechos de poesias, de autores como: John Milton e William Shakespeare. A diagramação do livro é ótima, as folhas são brancas é a capa é linda, nela temos um dos personagens, Jace Wayland com as tatuagens – runas – presente em sua pele que são as Marcas dos Caçadores de Sombras, símbolos mágicos capazes de dar habilidade especiais a quem os usa. Os personagens são ótimos, no geral eu gostei de todos, claro que tem suas exceções, como Simon que é o meu preferido, é tem a Clary, eu não gosto muito dela, porque eu particularmente não gosto dos personagens principais. 
Cidade dos ossos já ganhou adaptações para o cinema intitulada Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, – com Lily Collins e Jamie Campbell Bower nos papeis principais, o filme estreou em 2013, e infelizmente não fez o sucesso esperando, assim fazendo sua sequência ser cancelada – e para a televisão uma série de TV, que intitularam de Shadowhunters, que estreou em janeiro de 2016.  Confesso que descobri essa série maravilhosa de livros através do filme. Me julguem se quiser, mas tenho um amor muito especial pelo filme, já que foi através dele que ingressei nesse mundo.
Recomendo esse livro, acho que quase todo mundo já leu, mas se você ainda não leu ou começo e desistiu dele, der mais uma chance a ele, garanto a vocês que o final é a continuação valem a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa